quarta-feira, 30 de julho de 2014

Porque devemos oferecer uma ração de boa qualidade aos animais?


Hoje em dia existem inúmeros tipos de rações para cães e gatos no mercado. Muitas pessoas acham que é tudo a mesma coisa, quando na verdade não é e acabam comprando a mais barata para economizar.

Eu particularmente só uso ração da Special Dog pros cães e Special Cat Prime para os gatos e vou explicar o motivo!

Em primeiro lugar temos que manter o uso de uma determinada marca, pois cada vez que você oferecer aos animais uma ração diferente da que costuma usar, esta troca frequente causará ao animal desarranjos intestinais (diarreias), alguns até vomitam e consequentemente ficarão desidratados.

Quando alimentamos um animal com uma ração de boa qualidade, ele fica com o sistema imunológico mais fortalecido evitando assim que fiquem doentes com mais frequência, tem um melhor aproveitamento na absorção das vitaminas e nutrientes pelo organismo, dando saciedade e consequentemente diminuindo a quantidade de fezes.

Em uma ração de boa qualidade são utilizados como base, proteína animal podendo ser carne, frango, peixe, em alguns casos até carne suína com tratamento especial, e os vegetais utilizados são os de melhor absorção pelos cães e gatos, como o arroz, por exemplo. Já as de qualidade inferior utilizam matérias primas de subprodutos animais como chifre, casco, penas, bicos, farinhas entre outros... e proteínas de origem vegetal com pouco aproveitamento, como trigo, soja e milho.

Outro ponto negativo nas rações de qualidade inferior é que geralmente são coloridas e possuem uma grande quantidade de corantes, sal e temperos o que provoca a longo prazo (em alguns animais sensíveis, a curto prazo) problema de trato urinário, trato renal, alergias e problema de pele. No caso de gatos castrados, maior é o risco de cristalizar pedras na uretra.

Ainda encontramos rações destinadas a filhotes, adultos/adultos castrados e idosos, isso porque cada fase da vida tem necessidades diferentes. Por exemplo, um filhote em pleno desenvolvimento precisa de proteínas e minerais suficientes para uma boa formação do esqueleto, enquanto um animal idoso já começa ter declínio de suas funções orgânicas, precisando menos de determinados componentes.

Outro fator importante é dar preferência na compra de saco fechado ao invés de ração a granel, pois além de serem mais caros os sacos mantidos abertos ou em outros recipientes que permitem seu manuseio são facilmente contaminados por fungos presentes no ambiente. Além disso, o contato com o ar e com a luz resulta em alterações na composição da ração e até diminuição de nutrientes, ou seja, você comprará outro produto que não corresponde ao da embalagem original e ainda não se terá controle da data de validade.

Não importa a quantidade de ração que você vai doar e sim a qualidade, prefira doar 1 kg de ração de boa qualidade ao invés de 5 kg de uma ração de qualidade inferior, pois o aproveitamento será muito maior!!

Vale salientar que esta é uma postagem informativa, pois tenho certeza que muitos acabam doando uma ração mais barata e de qualidade inferior exatamente por não saber a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário