sábado, 2 de agosto de 2014

Curiosidades sobre as cores dos Gatos... Você sabia que a pelagem do gato pode indicar se ele é imune a uma determinada doença, qual o seu sexo e se é estéril ou não?

1- Todos os gatos de 3 cores são fêmeas?

Se você andar na rua e se deparar com um gato de 3 cores, certamente estará diante de uma gata. Isso porque menos de 1% dos gatos machos possuem 3 cores na pelagem, e ainda assim é um defeito genético que tem como característica a esterilidade do bichano.
Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY). Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. "Para uma fêmea ter três cores ela precisa possuir um cromossomo X com o gene amarelo e o outro X com o gene branco dominante", afirma a bióloga e doutora em genética animal Edislane Barreiros de Souza, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Assis (SP). No caso do macho, para ele ser tricolor, precisaria ter também dois cromossomos X (um com o gene amarelo e um com o branco), além do cromossomo Y, que o torna do sexo masculino. Isso resultaria numa aberração cromossômica denominada Síndrome de Klinefelter, ou trissomia do 23, onde o indivíduo do sexo masculino é originado com dois cromossomos X e um Y, tornando-se XXY. Quando tal raridade acontece, o gato tricolor (XXY) é estéril.

2- Todos os gatos amarelos são machos?

O amarelo nos gatos é uma característica proveniente do gen ligado ao sexo, o X.
Existem vários tons de amarelo, podendo ir do bem claro ao laranja escuro, quase vermelho. O macho só precisa ter o gen para a cor amarela no seu único cromossoma X, para ser amarelo. Já na fêmea, se ela for heterozigoto – tiver um X para amarelo e o outro não, poderá ser amarela, tartaruga ou tricolor (preto, branco, amarelo), dependendo do gen dominante. Se a fêmea for homozigoto para amarelo, amarelo nos dois X, ela será amarela. É por isso que vemos mais machos na cor amarela do que fêmeas. Estatisticamente, existe 1 fêmea amarela para cada 3 machos amarelos.


3- Gato branco é sempre surdo? 

Há a crença de que todos os gatos brancos de olhos azuis são surdos, a não ser que tenham olhos de cada cor (heterocromia).
Não é bem assim, na verdade, o gene da surdez é próprio dos gatos brancos, chama-se alelo w, e é o causador da coloração branca e da surdez nos gatos. Nem todos os gatos brancos são surdos, só os que apresentam o tal gene.
Gatos puramente brancos tem frequentemente um sinal colorido na cabeça quando nascem. Ele desaparece quando o gato desenvolve seu pelo de adulto. Este sinal pode revelar qual a cor o gato tem por traz do branco.
Os gatos brancos surdos possuem olhos azuis ou verdes, mas podem sim possuir olhos diferentes, azul e verde, embora essa não seja uma característica dominante.
Gatos brancos têm olhos amarelos, azuis ou um branco e outro azul (gato de olho impar/ odd-eyed). Não conhecemos como a cor dos olhos neste caso é herdada. Quando se fala de gatos brancos de olhos azuis, apenas os gatos que não descendem de raças que tem como padrão os olhos azuis, podem portar surdez de um ou dois ouvidos. Nos casos dos gatos surdos de olhos azuis pode-se dizer que os olhos ficam com essa pigmentação pois os melanócitos não migram para os olhos e então eles ficam sem cor. Mas como dito anteriormente, nem todo gato de olhos azuis é surdo. Se a cor mascarada pelo branco for alguma cor ponteada (cs/cs), os olhos serão azuis e a audição será perfeita. O mesmo ocorre com gatos de olhos ímpares, sendo que esta falta de pigmentação atingiu somente um dos olhos, este podendo ser surdo de apenas um ou dos dois ouvidos.


4- Gatos pretos são imunes ao vírus do HIV Felino?

Sexta feira 13, gatos pretos, lendas e preconceitos, alguém sabe o que de fato é o gato preto?
É apenas o gene da coloração onde o preto prevalece, aliás esse gene traz muita sorte para esses gatos, pois pesquisas em andamento apontam para a conclusão que a maioria absoluta dos gatos pretos (puros) são imunes a FIV, apenas 1% deles desenvolverão a doença. No caso dos "falsos pretos" (quando o gene dominante não é o preto) eles podem também desenvolver a FIV.
Os estudos seguem mas os resultados praticamente conclusivos apontam nesta direção. A única coisa que os pesquisadores sabem responder é que o gene da coloração sofre uma mutação que torna o gato preto imune a essa doença.

2 comentários:

  1. Eu tenho uma gata preta com uma mancha branca no pescoço, o branco é ligado a outro cromossono, nesse caso, como eu sei que ela é preta "pura" ou não

    ResponderExcluir